REGULAMENTO


REGULAMENTO BIKE ENDURO 2016

O regulamento completo do evento está disponível no blog http://bikeenduro.blogspot.com.br/ ou no site www.acmmariana.com.br . Serão seguidos regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Internacional de Ciclismo), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e da FMC (Federação Mineira de Ciclismo); os mesmos estão disponíveis nas entidades.

PROGRAMAÇÃO
16/04/2016 - Sábado - Mariana MG
Local: Arena Mariana, Rua São Vicente de Paula, 199, bairro Vila Aparecida.
15h às 19h - Confirmação de inscrição e entrega dos números. (no ato da confirmação de inscrição o atleta deverá trazer 2Kg de alimento não perecível exceto sal e fubá (obrigatório).

17/04/2016 - Domingo - Mariana MG
Local: Arena Mariana, Rua São Vicente de Paula, 199, bairro Vila Aparecida.
07h às 09h:15min - Confirmação de inscrição e entrega dos números
09h:50min - Alinhamento das categorias de 52km e 31km.
10h:00min - 1ª largada categorias 52km.
10h:05min - 2ª largada categorias 31km.
11h:10min - Previsão da chegada do 1º atleta percurso de 31km.
11h:50min - Previsão da chegada do 1º atleta percurso de 52 km.
14h:00min - Previsão do resultado.
14h:00min à 14h:30min - Tempo de recurso.
14h:30min - Homologação oficial.
14h:40min - Inicio da premiação.
16h:00min - Previsão para encerramento da prova.


INFORMAÇÕES

·         Preço da inscrição 1º lote: R$ 30,00 (trinta reais) 500 primeiros inscritos ou ate o dia 20/03.
·         Preço da inscrição 2º lote R$ 50,00 (cinquenta reais) de 21/03 até o dia 08/04/16 .
·         Medalha para os primeiros 500 atletas que concluírem a prova.
·         Troféu para o 1º colocado de cada categoria, e medalha de 2º ao 5º;
·         A retirada do kit de prova será no sábado 16/04 de 15 as 19 h e no dia da prova de 07 as 09h;
·         A largada da prova será às 10 horas em ponto.
·         Camisa do evento  para os 500 primeiros inscritos .
·         Na retirada do kit e obrigatório 2kilos de alimento não perecível exceto Sal e Fubá.

                                                      
                                                       
CATEGORIAS

CATEGORIAS DO PERCURSO DE 52 KM:
ELITE FEMININO/MASCULINO: 23 A 29 ANOS OU CRITÉRIO TÉCNICO (NASC 1993 E ANOS ANTERIORES)  - SOMENTE FILIADOS*
SUB 23: 19 A 22 ANOS (NASC 1997 A 1994) - SOMENTE FILIADOS*
SUB-30: 23 A 29 ANOS (NASC. EM 1993 A 1987)
JUNIOR: 17 A 18 ANOS (NASC. EM 1999 A 1998) - SOMENTE FILIADOS*
JUVENIL :15 A 16 ANOS (NASC. EM 2001 A 2000)
SUB-35: 30 A 34 ANOS – (NASC. EM 1986 A 1982)
SUB-40: 35 A 39 ANOS –( NASC. EM 1981 A 1977)
SUB-45:  40 A 44 ANOS – (NASC. EM 1976 A 1972)
OVER-45:  45 A 49 ANOS – (NASC. EM 1971 A 1967)
OVER-50:  50 A 54 ANOS – (NASC. EM 1966 A 1962)
DUPLA : (LIVRE)

CATEGORIAS E PREMIAÇÃO DO PERCURSO REDUZIDO DE 31 KM
INFANTIL:  10 A 11 ANOS (NASC. EM 2006 A 2005)
INFANTO-JUVENIL:  12 A 14 ANOS (NASC. EM 2004 A 2002)
OVER-55:   55 A 59 ANOS – (NASC. EM 1961 A 1957)
OVER-60:  60 ANOS ACIMA – (NASC. 1956 E ANOS ANTERIORES)
FEMININO: 19 A 29 ANOS – (NASC. EM 1997 a 1986)
FEMININO INICIANTE : (LIVRE)
JUNIOR FEMININO:  (NASC. ACIMA de 1998)
FEMININO MASTER: (NASC. 1985 E ANOS ANTERIORES)
INICIANTE SUB-25: (NASC. Até 1992)
INICIANTE SUB-35:  (NASC. EM 1993 a 1982)
INICIANTE OVER-35: (NASC. Abaixo de 1981)
SEGURANÇA PUBLICA: (Militar, P.Civil, Guarda Municipal)
PARA-DESPORTISTA: (PNE)
DUPLA : (LIVRE)
DUPLA MISTA : (LIVRE)
NELORE: (ACIMA de 110 KG)

Percurso reduzido: percurso de nível fácil onde o objetivo da organização é incentivar a prática MTB.





INSCRIÇÕES
Inscrições online pelo site www.acmmariana.com.br  ou na Secretaria de Desportos localizada na Arena Mariana.

Informações pelos telefones (31) 3557-2128 ) ou pelo email: inscricoesmariana@gmail.com ou pelo site www.acmmariana.com.br

·         Preço da inscrição 1º lote: R$ 30,00 (trinta reais) 500 primeiros inscritos ou ate o dia 20/03.
·         Preço da inscrição 2º lote R$ 50,00 (cinquenta reais) de 21/03 até o dia 08/04/16 .
·         Medalha para os primeiros 500 atletas que concluírem a prova.
·         A retirada do kit de prova será no dia 16/04 (sábado) de 15h às 19h e no dia da prova de 07h às 09h.
·         A largada da prova será às 10 horas em ponto.
·         Camisa do evento  para os 500 primeiros inscritos .
·         Na retirada do kit e obrigatório 2kilos de alimento não perecível exceto Sal e Fubá.



Observação:
A ficha de inscrição deve ser preenchida com LETRA LEGÍVEL e extrema atenção ao responder a ficha médica.
A entrega dos kits será realizada em 16/04/2016.
Apenas a organização poderá colocar ou retirar propaganda de placas, sob pena de multa e desclassificação do atleta. A mudança na programação visual da numeração (a placa não pode ser cortada, por exemplo) obrigará o atleta a adquirir um numeral novo, estando ainda sujeito a punição.
Os horários de início e término das inscrições, bem como entrega dos kits estão descritos no item “Programação”.

TEMPO DE PROVA
A prova terá tempo limite de 4 horas após o horário de largada, encerrando-se em ponto de chegada determinado pela organização. Todos os atletas que chegarem após este tempo estarão desclassificados. Teremos veículos recolhendo os atletas com o tempo limite estourado no percurso. Estes atletas serão obrigados a abandonar a prova. Caso o atleta se recuse a abandonar a prova, a organização não se responsabilizará por qualquer acidente, furtos, roubos, entre outros sinistros, pois toda a estrutura de atendimento médico, equipes de resgate, seguranças e fiscais estarão desmobilizados da prova após o tempo limite.


TIPO DE PROVA
Cross-country em linha - XCP (mais conhecido como InterCity), na qual a distância é de no mínimo 25 km, não excedendo a 59 km. Para as categorias infantil, infanto-juvenil, over 55, iniciante sub-30 e over-30, segurança pública e over-60, distância de 31km, enquanto, para as demais, juvenil, júnior, sub-23, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45, over-45, over-50 e elite feminino tem o percurso com distância em torno de 52km.
LARGADA
Caso a largada seja queimada a Direção de Prova poderá optar por abortá-la e repeti-la. Caso mesmo com a infração a largada seja considerada válida, o atleta que queimar a largada será punido com o tempo mínimo de  30 segundos e máximo de 05 minutos, definido pela Direção da Prova, que será estabelecido assim que for constatada a infração e acrescido em seu tempo total de realização do percurso.

SINALIZAÇÃO
Em frente, virar, ponte, perigo, devagar, muito perigoso, devagar passagem de água, direção errada, em frente devagar.
IMPORTANTE: As placas de “MUITO PERIGOSO! DEVAGAR!”, estarão sinalizando os “mata-burros” que são freqüentes na região e durante o percurso.

CONDUÇÃO DA BIKE NO PERCURSO
Em muitos trechos do percurso existe trafego de automóveis. Apesar de haver uma equipe trabalhando para garantir a segurança de todos, é necessário que os atletas tenham atenção com o trânsito e trafeguem somente pela direita, pois, em tal espécie de prova é comum trafegar por vias públicas.

APOIO E ABASTECIMENTO DOS ATLETAS
O apoio aos atletas será feito exclusivamente nas áreas demarcadas pela organização (mais especificadamente na porteira da Fazenda da Palha). O apoio realizado fora da área demarcada desclassifica o atleta imediatamente.
O integrante da equipe de apoio (apoiador) não poderá correr ao lado da bicicleta. O apoio se resume simplesmente em entregar ao atleta o material permitido.
Não será permitido qualquer contato físico entre apoiador e o ciclista.
Apoio das equipes deverá ser feito sempre do mesmo lado definido pela organização.
Está permitido o apoio mecânico das equipes somente dentro da área de apoio. O reparo mecânico pode ser feito pelo atleta, pela equipe e/ou terceiros; o atleta pode carregar peças e ferramentas desde que não cause perigo para ele e outros competidores.
O reparo mecânico fora da área de apoio, só poderá ser feito pelo próprio atleta. Caso o apoio seja feito por outro atleta (entrega de ferramenta ou peça, por exemplo), os dois serão desclassificados.
Comunicação na pista: não é permitido nenhum tipo de comunicação de rádio entre os atletas e entre atletas e equipes. O atleta que estiver se comunicando será automaticamente desclassificado. Não será permitido nenhum tipo de filmagem feita pelo atleta durante a competição. Não será permitido o uso de fones de ouvido.

ÁREA DA EQUIPE
Havendo disponibilidade de espaço, a organização reservará um local para as equipes montarem suas tendas no evento, o qual será determinado pelos organizadores do evento.
Não é permitida a comercialização ou demonstração de qualquer produto durante o evento dentro das tendas e/ou área de equipe. A equipe que insistir em realizar venda ou exposição de produtos será retirada pela equipe de seguranças da organização.

PREMIAÇÃO
Para subir ao pódio o atleta deverá estar uniformizado. O atleta que estiver descalço, de chinelo, sem camisa, não será premiado e perderá o premio.
O atleta que não estiver no pódio no momento da premiação perderá o prêmio (produto/dinheiro e medalha/troféu).

RESULTADO DA PROVA E RECURSO
Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e afixados para avaliação dos atletas interessados.

Recursos serão aceitos até 30 minutos após a divulgação do resultado. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela Organização e divulgado como oficial. Somente serão aceitos recursos por escrito e acompanhados de um depósito de R$ 100,00. Caso seja julgado procedente, o depósito será devolvido.

PUBLICIDADE E DIREITO DE USO DE IMAGEM
A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada. Os atletas que tiveram alguma restrição ao uso de sua imagem deverão fazê-la por escrito antes da prova. Caso contrário, todas as imagens serão tidas como liberadas para qualquer tipo de uso, em qualquer data, sem qualquer compensação financeira.

PENALIZAÇÕES
É obrigatório o uso de capacete, camisa, bermuda/calça, sapatilha ou tênis durante a prova.
O atleta que não estiver usando os equipamentos de segurança será desclassificado.
Recomendamos para completar a segurança dos atletas, também, o uso de óculos e luvas.
Será desclassificado o atleta que: fornecer falsa informação, praticar manobra desleal com outros atletas, tiver conduta anti-desportiva mesmo não sendo no momento da prova, atalhar por caminhos não permitidos, pegar carona, ou trocar de bicicleta, que não possuir o número de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso (inclusive animais de estimação), dar ou receber manutenção fora dos pontos oficiais de apoio, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação) e outros previstos no regulamento da UCI, CBC ou FMC .
É proibido o trânsito de motos, bicicletas não inscritas e/ou outros veículos de apoio no percurso da prova, sob pena de desclassificação do atleta acompanhado.
Se o atleta ou sua equipe de apoio sujar os locais de parada e percurso, poderá ser penalizado.

RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES
A organização, os hotéis, Prefeituras Municipais, UCI, CBC, e FMC, os promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o evento ou a competição.
É obrigação de cada atleta: Levar consigo toda a comida e bebida que dor consumir durante a competição. A titulo de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer água potável para cada atleta inscrito, em postos de controle ao longo do percurso (serão três pontos de água para o percurso integral e dois pontos de água para percurso reduzido).
É responsabilidade de cada participante: Ter um convênio médico (para assistência/coberta financeira em caso de acidente). As equipes médicas que apóiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital mais próximo. A partir daí, termina a sua responsabilidade. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado. Zelar pela boa imagem do Mountain Bike e pela preservação da natureza não jogando lixo no percurso. Receber o lacre da bicicleta e colocá-lo no canduíte fixo da mesma, bem como, proporcionar sua conferência no local de largada e chegada.
IMPORTANTE: Casos omissos serão julgados pela Direção de Prova.

A Coordenação.


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